sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Briefing

No contexto inicial de um projeto de design está a elaboração do Briefing, que é o conjunto de informações necessárias para o desenvolvimento do projeto.
Pode parecer simples, mas o Briefing influencia diretamente todo o projeto. Um Briefing incompleto, ou com informações erradas pode gerar resultados equivocados ou insatisfatórios.

Não há uma fórmula básica para fazê-lo, mas é possível listar alguns tópicos básicos com base no livro "Briefing: A Gestão do Projeto de Design" de Peter L.Phillips.

- Natureza do projeto
     . Objetivo do projeto
     . Resultados desejáveis
     . Responsabilidades pelo

- Análise setorial
     . Lista de pordutos
     . Concorrentes
     . Preços e promoções
     . Marca
     . Estratégia da empresa

- Público-alvo
     . Características como: sexo, faixa etária, escolaridade, renda, ocupação, etc
     . Diferenças: regionais, culturais, hábitos de consumo

- Portfólio da empresa
     . Marca
     . Imagem corporativa
     . Segmentação de mercado

- Objetivos do negócio e estratégias de design
     . Principais resultados visados pelo projeto
     . Atividades de design, correspondentes aos resultados visados

- Objetivo, prazo e orçamento do projeto
     . Tempo previsto
     . Orçamento
     . Recursos humanos necessários
     . Responsabilidade por aprovação

- Aprovação e implementação
     . Preparação dos materiais para apresentação
     . Providências necessárias para a implementação
     .critérios para medir o sucesso do projeto

- Informações de pesquisa
     . Tendências dos negócios
     . Avanços tecnológicos
     . Lançamentos de novos produtos

- Apêndice
     . Materiais suplementares: catálogos de produtos, mostruários, manuais, legislação, etc.

É claro que o tipo e a quantidade de informações no Briefing irá variar de acordo com cada projeto, Abaixo um vídeo bem engraçado sobre a difícil tarefa de um designer em trabalhar sem um Briefing bem definido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário