No contexto inicial de um projeto de design está a elaboração do Briefing, que é o conjunto de informações necessárias para o desenvolvimento do projeto.
Pode parecer simples, mas o Briefing influencia diretamente todo o projeto. Um Briefing incompleto, ou com informações erradas pode gerar resultados equivocados ou insatisfatórios.
Não há uma fórmula básica para fazê-lo, mas é possível listar alguns tópicos básicos com base no livro "Briefing: A Gestão do Projeto de Design" de Peter L.Phillips.
- Natureza do projeto
. Objetivo do projeto
. Resultados desejáveis
. Responsabilidades pelo
- Análise setorial
. Lista de pordutos
. Concorrentes
. Preços e promoções
. Marca
. Estratégia da empresa
- Público-alvo
. Características como: sexo, faixa etária, escolaridade, renda, ocupação, etc
. Diferenças: regionais, culturais, hábitos de consumo
- Portfólio da empresa
. Marca
. Imagem corporativa
. Segmentação de mercado
- Objetivos do negócio e estratégias de design
. Principais resultados visados pelo projeto
. Atividades de design, correspondentes aos resultados visados
- Objetivo, prazo e orçamento do projeto
. Tempo previsto
. Orçamento
. Recursos humanos necessários
. Responsabilidade por aprovação
- Aprovação e implementação
. Preparação dos materiais para apresentação
. Providências necessárias para a implementação
.critérios para medir o sucesso do projeto
- Informações de pesquisa
. Tendências dos negócios
. Avanços tecnológicos
. Lançamentos de novos produtos
- Apêndice
. Materiais suplementares: catálogos de produtos, mostruários, manuais, legislação, etc.
É claro que o tipo e a quantidade de informações no Briefing irá variar de acordo com cada projeto, Abaixo um vídeo bem engraçado sobre a difícil tarefa de um designer em trabalhar sem um Briefing bem definido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário